NOSSA SENHORA DO CARMO - IGREJA


Fala galera!

 

Nesta matéria vamos conhecer a Igreja Nossa Senhora do Carmo, importante exemplar da arte Rococó no Brasil que, traz consigo um acervo de artistas renomados como: Aleijadinho, Manuel Francisco Lisboa, Mestre Ataíde, Francisco de Lima Cerqueira, João Nepomuceno Correia e Angelo Clerici.

 

Localização:

É certamente parada obrigatória para os visitantes da cidade pois, além de sua beleza e vista privilegiada, está instalada ao lado do maior e mais movimentado atrativo da cidade, o Museu da Inconfidência, que por sua vez está instalado a frente da praça Tiradentes, bem no centro histórico (ambos destacados em amarelo).

Lembramos que o Museu do Oratório está instalado no mesmo terreno (adro) da Igreja, bem ao seu lado (destacados em vermelho). Estendam a visita e também o conheçam!

Abaixo estão todos os atrativos turísticos que nós da Tour Ouro Preto já visitamos e criamos Artigos Turísticos apresentando tudo que o visitante irá encontrar. Aproveite para descobrir o que Ouro Preto tem a oferecer!

Os irmãos terceiros da “Ordem do Carmo” transferiram-se do Rio de Janeiro, de outras partes do Brasil, assim como de Portugal para Ouro Preto (antiga Vila Rica). Logo que chegaram idealizaram o início da obra para construção de uma igreja, pois estavam sem templo próprio para suas devoções.

A obra de construção da igreja foi iniciada em 1766 mas, foi inúmeras vezes interrompida em virtude de atritos entre seus idealizadores e a Irmandade de Santa Quitéria, doadora do terreno em questão. Esta obra estendeu-se pelo resto do século XVIII e pelo século XIX, sendo concluída no início do século XX, em 1908, com a finalização das pinturas do forro da nave e da capela-mor.

A estrutura da Igreja possui feições típicas do Rococó, estilo caracterizado por manifestar delicadeza, elegância, sensualidade e graça, e na preferência por temas leves e sentimentais, onde a linha curva, as cores claras e simetria tinham um papel fundamental na composição da obra.

Podemos perceber tais detalhes na fachada que possui uma suave curvatura, com uma grande porta central coroada por uma composição ornamental em pedra-sabão entalhada, mostrando o brasão da Ordem do Carmo ladeado por dois querubins e encimado pela cabeça da Virgem que sustenta a coroa.

 

As duas torres sineiras nas laterais têm uma base de seção quadrada, nos trechos superiores se transformam em seção quase circular, arrematadas por coruchéus em forma de sino, encimados por pináculos em forma de obelisco. As fachadas laterais têm uma série regular de janelas com verga em arco, sendo quatro janelas elevadas a iluminar a nave, uma porta de acesso a nave, cinco janelas elevadas sobre as quais são abertos quatro óculos desencontrados a iluminar a capela-mor, três janelas baixas a iluminar o corredor que leva a sacristia, uma porta de acesso ao corredor que leva a sacristia, seguidas de mais duas janelas, uma alta e uma baixa a iluminar a sacristia (contagem da direita para a esquerda em relação a foto abaixo).

O interior é dividido em duas partes, uma nave única e uma capela-mor.

A nave possui seis altares laterais, cada um seguido por uma janela superior inserida no lugar das tradicionais tribunas. Cada altar possui uma Estátua de Roca vestida com trajes de tecido e, que poderiam ser levadas em procissões.

O teto é de tabuado corrido com ondulação, a pintura é obra do italiano Angelo Clerici. A parede do arco do cruzeiro (interseção da nave com a capela-mor) é chanfrada em três partes dispostas em ângulo. Nestes ângulos se abrem portas para corredores laterais que levam à sacristia, localizada nos fundos do edifício, atrás da capela-mor.

Na capela-mor mantem-se as tribunas ladeando o altar. Nos altares de São João e Nossa Senhora da Piedade Aleijadinho procurou respeitar o estilo dos escultores que o precederam, adotando as colunas caneladas, envolvidas por guirlanda em espiral e capitéis em rocaille. As urnas desses dois altares apresentam relevos esculpidos que constituem talvez os últimos trabalhos de Aleijadinho neste gênero.

O teto tem a forma de duas abóbadas (construção em forma de arco) e a pintura também é obra do italiano Angelo Clerici.

Detalhe para os belos painéis de azulejos que decoram os registros inferiores das paredes da capela-mor, ilustrando temas relativos à iconografia da Ordem do Carmo.

No fundo da edificação encontramos a sacristia, fazendo jus a toda arte dedicada à Igreja. Nela encontramos detalhes únicos como o teto inteiramente pintado. Sua autoria ainda é um mistério pois, em nenhuma parte ou registro consta o nome do pintor. Alguns estudiosos atribuem a pintura a Manuel Ribeiro Rosa, mas sem confirmação. Encontramos também um lavabo esculpido por Aleijadinho e o espelho de cristal da Boémia (variedade de cristal fabricada na região da Boémia, atual República Tcheca).

 

Observação:

  • Temos certeza que durante a visitação irão descobrir inúmeras curiosidades e encontrar detalhes por nós não citados. A Igreja é tanto na arquitetura, quanto na decoração, para os olhares atentos, garantia de contentamento e obtenção de novos conhecimentos sobre nossa história.
  • É permitido fotografar com aparelho celular "sem flash".

 

Agradecimentos:

  • Agradecemos ao apoio e cordialidade com que a equipe da Igreja nos recebeu, em especial ao Manoel Paulo.

 

Informações importantes:

  • Entrada: R$3,00, gratuito para crianças até 12 anos, religiosos, professores, estudantes e residentes de Ouro Preto.
  • Horários de visitação: de segunda-feira a sábado, das 8:30 às 11:20 horas, e das 13:00 às 16:50 horas. Domingo, das 10:00 às 14:50 horas.
  • As missas ocorrem todos os domingos às 8:30 horas (não há cobrança de taxa durante as missas).
  • Endereço: Rua Brigadeiro Musqueira, sem número, Centro - Ouro Preto
  • Telefone: (31)3551-2601

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