MORRO SÃO SEBASTIÃO - MIRANTE


Fala Galera!

Vale lembrar que a definição de “Mirante” é: local elevado onde se descortina um panorama. Ressaltamos isto porque, para muitos, o mirante deve estar em local afastado ou que se destine apenas a este fim. Claramente este é o caso do Mirante Morro São Sebastião, afinal, é necessário caminhar um pouco para chegar até ele, além de possuir vista ampla e privilegiada do centro histórico de Ouro Preto e também dos bairros com ocupação mais recente (a exemplo do bairro Vila Aparecida, bairro Novo Horizonte, bairro Nossa Senhora do Carmo), além das duas entradas da cidade, uma no bairro Cabeças e outra no bairro Passagem de Mariana.

 

Localização:

Está instalado na Ladeira João de Paiva, anteriormente conhecida como Rua Nova. Para acessar esta rua devemos seguir ao lado do Museu de Ciência e Técnica da Escola de Minas – UFOP. Com certeza é parada obrigatória para quem está passeando no centro histórico, afinal, está localizado a apenas 650 metros da Praça Tiradentes. Da Praça até ele basta subir um morro, mas, é um morro bem íngreme, então, se vier a pé hidrate-se bem, se vier de carro esteja atento às condições climáticas pois, quando húmido o piso fica bem escorregadio, aumentando consideravelmente o risco de acidente.

Abaixo estão todos os atrativos turísticos que nós da Tour Ouro Preto visitamos e criamos Artigos Turísticos, apresentando tudo que o visitante irá encontrar. Aproveite para descobrir o que Ouro Preto tem a oferecer!

 

Agora vamos tratar do mais importante, que é a vista!

É um belo ponto de parada, descanso e observação da grandiosidade de Ouro Preto. Indicamos que venham a este mirante após já ter realizado sua visita, conhecido os atrativos da cidade e quase esgotado as energias, assim, poderá apreciar a bela vista, compreender onde cada atrativo visitado está localizado, e assim, recarregar sua bateria!

Para iniciar a série de imagens que mostraremos, já damos uma dica, o pôr-do-sol é incrível visto daqui. O sol se põe em um conjunto de serras em direção a entrada da cidade para quem vêm de Belo Horizonte, deixando as montanhas e horizonte coloridos e a vista ainda mais bonita.

Na imagem abaixo temos a visão frontal do mirante, podendo observar ao centro a Praça Tiradentes, Museu da Inconfidência, Igreja São Francisco de Assis, Teatro Casa da Ópera, Campus UFOP, Igreja Nossa Senhora das Mercês e Perdões (Mercês de Baixo), Museu de Ciência e Técnica da Escola de Minas - UFOP e muito mais.

A imagem abaixo é a visão que o visitante terá ao olhar para a esquerda, visualizando o pico do Itacolomi, Igreja da Santa Efigênia, Capela de Nossa Senhora das Dores, Igreja Nossa Senhora da Conceição, a saída para a cidade de Mariana e muito mais.

A imagem abaixo é a visão que o visitante terá ao olhar para a direita, visualizando ao fundo a fábrica da Hindalco, a Igreja Nossa Senhora das Mercês e Misericórdia (Mercês de Cima), Basílica Nossa Senhora do Pilar, a saída para a cidade de Belo Horizonte e muito mais.

A imagem abaixo é a visão panorâmica do mirante e a vista que o visitante irá encontrar.

Lembramos que o mirante é de uso público e pode ser visitado a qualquer momento, salientamos isto para mostrar a visão que temos ao visitar este mirante durante a noite, tão ou mais linda quanto a diurna, podendo perceber toda a extensão da cidade, cada lâmpada acesa em cada rua e cantinho da cidade.

 

Observações:

  • Para quem chega até o atrativo de carro, é possível estacionar bem na sua frente pois, o mirante possui estacionamento próprio.
  • Voltamos a salientar quanto ao morro de acesso do atrativo, estejam atentos às condições climáticas pois, quando húmido o piso fica bem escorregadio, aumentando consideravelmente o risco de acidente.
  • O atrativo está apto a receber grandes grupos de visitantes.
  • Temos certeza que, durante a visitação, irão descobrir inúmeras curiosidades e encontrar detalhes por nós não citados. O mirante é, para os olhares atentos, garantia de contentamento e obtenção de novos conhecimentos sobre nossa história.

 

Agradecimentos:

  • Agradecemos a Luccas Fly pela parceria e por ceder imagens aéreas para a criação deste Artigo Turístico.

 

Informações Importantes:

 

Luccas Fly – Imagens Aéreas

MIRANTES

 

 

 

Artigos Recentes

mais artigos
01 dezembro, 2019
MORRO SÃO SEBASTIÃO - MIRANTE

Mirante localizado próximo (acima) da praça Tiradentes, com vista privilegiada para o centro histórico, bairros com ocupação recente e instalações raramente vistas a partir de outros locais da cidade.

29 outubro, 2019
ADRO DA IGREJA NOSSA SENHORA DO CARMO - MIRANTE

Trata-se do Adro (pátio aberto) da Igreja Nossa Senhora do Carmo, que por si só já chama atenção, mas que também possui vista ampla e privilegiada do centro histórico de Ouro Preto.

22 agosto, 2019
CASA DOS INCONFIDENTES - MUSEU
em MUSEUS

Seu acervo remonta uma “casa” do século XVIII, retratando aspectos da relação e privacidade familiar. A Casa apresenta a forma como viviam, como se organizavam e até mesmo o que era luxuoso para a época.