29/11/19 - Prefeitura dá grande passo para revitalização do Horto dos Contos

29/11/19 - Prefeitura dá grande passo para revitalização do Horto dos Contos
dez
01
Dom

Com a presença da mineradora Vale e da Prefeitura de Ouro Preto, a assinatura do termo de parceria para recuperar o espaço, fechado desde 2015, aconteceu no Paço da Misericórdia nesta quinta-feira, 28 de novembro.

A revitalização do Horto dos Contos é uma realidade. Nesta quinta-feira (28) aconteceu a assinatura do termo de parceria entre a Prefeitura e a Vale para realização das obras. O evento foi realizado no hall de entrada do Paço da Misericórdia, situado na Rua Padre Rolim.

Essa parceria será de extrema importância para a recuperação de um dos espaços mais bonitos da cidade, que no passado recebia intervenções culturais e era um cartão postal do município, atraindo turistas e moradores. Desde 2015 o Horto dos Contos se encontra fechado para visitações, mas agora isso está prestes a mudar.

O prefeito Júlio Pimenta ressaltou a importância da parceria: “Agora, com o apoio da Vale, fizemos a licitação e estamos iniciando as obras para recuperar tudo que foi depredado. O Parque Natural Municipal Horto dos Contos é de extrema importância para Ouro Preto, não só para o turismo, mas principalmente para os moradores da cidade, que poderão voltar a ter o orgulho de ter no centro da cidade um belo espaço de contemplação, encontros, atividades culturais, escolares e para o lazer”.

O secretário municipal de Meio Ambiente, Antenor Rodrigues Barbosa, esteve presente no evento e contou um pouco sobre suas ideias para utilização do espaço, além de se mostrar otimista quanto ao prazo de entrega do projeto:  “Meu sonho particular é tornar o Horto dos Contos um horto botânico, com ações científicas e de pesquisa, em parceria com a UFOP e outras universidades locais. Teríamos que credenciá-lo nacionalmente para funcionar como um ambiente de pesquisa científica. Quanto ao prazo, nossa expectativa é que o projeto de recuperação esteja pronto até o meio no ano que vem, no primeiro semestre".

Heloisa Oliveira, gerente executiva da Vale, explicou como a empresa acompanhará a execução do projeto: “Será emitido mensalmente um relatório do andamento das obras, atrelado às próximas parcelas. Além do aporte no Horto, também estamos fazendo o aporte do Museu Boulier. Isso é de extrema importância, tendo em vista que esses dois locais se conectam”.

Vale ressaltar que o Paço da Misericórdia e o Museu Boulier, dois importantes locais artísticos e culturais de Ouro Preto e que em breve receberão artistas e suas obras, estão localizados em frente à entrada do Horto dos Contos situada na Rua Padre Rolim. Isso faz com que a experiência cultural de turistas e moradores que queiram visitar os locais se torne muito mais acessível e enriquecedora.

 

Clique aqui para ter acesso a notícia na íntegra!