25/10/2019 - Prefeitura de Ouro Preto assina contrato de concessão de água e esgoto

25/10/2019 - Prefeitura de Ouro Preto assina contrato de concessão de água e esgoto
out
25
Sex

Foi publicado no Diário Oficial do município a assinatura do contrato com a Ouro Preto Serviços de Saneamento (SANEOURO) nesta terça-feira (22). A empresa vai poder explorar por 35 anos a concessão de serviços de abastecimento de água potável, coleta e tratamento de esgoto em Ouro Preto.

Em julho deste ano, a prefeitura já havia anunciado a assinatura da homologação e faltava somente a assinatura do contrato. A previsão é de que em três anos todas as estações de tratamento de esgoto já estejam construídas. Com isso, o esgoto será captado e tratado, não sendo mais direcionado para os rios do município.

Com menos de 2% de tratamento de esgoto, Ouro Preto conta com um dos mais antigos sistemas de água e esgoto do Brasil. Ele foi criado em 1890 e os chamados “tanques de desinfecção”, localizados no bairro da Barra, podem ser considerados como a primeira estação de tratamento do estado. Porém, no século XX, o funcionamento foi interrompido.

Para o prefeito Júlio Pimenta, a concessão é um divisor de águas na situação de tratamento de esgoto da cidade. “O que estamos fazendo aqui é dando condições de ter investimento necessário para que possamos avançar nessas questões. É um grande legado”, comemora o prefeito.

De acordo com presidente da SaneOuro, Paulo Roberto de Oliveira, um dos grandes desafios será trabalhar em uma cidade que é Patrimônio Cultural da Humanidade. “Mas nós temos capacidade, engenharia e conhecimento para cumprir as metas estabelecidas. A nossa empresa já tem uma concessão de 24 anos no ramo de operação de serviços de saneamento”, garantiu Paulo, que também é o CEO do grupo GS Inima Brasil.

Todas as obras serão para o benefício dos moradores de Ouro Preto e distritos, deixando nossos rios limpos e conservados, tratando todos os canais de esgoto, e também aumentando a capacidade de bombeamento hídrico, fazendo com que em nenhuma época do ano qualquer morador sofra com a falta de água. Serão aumentados os reservatórios em localidades que necessitam de uma maior vazão; também serão trocados todos os reservatórios que não estão em boas condições.

 

Prazos

Durante os próximos 90 dias, a gestão será conjunta entre a SaneOuro e o Semae para realizar a transição. Assim, em 22 de janeiro de 2020 a SaneOuro assume definitivamente os serviços de abastecimento de água potável, coleta e tratamento de esgoto em Ouro Preto.

 

Clique aqui para ter acesso a notícia na íntegra!